Saltar para o conteúdo
Este serviço utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.
Ao prosseguir com a utilização deste serviço, concorda com a nossa política de utilização de cookies.

Famílias

Lista de contactos para apoio Lista de contactos para apoio

Linha Nacional de Emergência Social

Telefone: 144

Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.

Serviço: A todas as pessoas em situação de emergência social

Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.

Site: www.seg-social.pt

 

Linha da Segurança Social

Telefone: 300 502 502

Horário: Todos os dias úteis das 9h às 18h

Serviço: Informações acerca de Subdesemprego, assistência família, encerramento de escolas, incapacidade temporária para o trabalho, prestações sociais e familiares entre outras.

Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.

Site: www.seg-social.pt

 

Linha Saúde 24

Telefone: 808 24 24 24

Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.

Serviço: Responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde.

Entidade: Linha de Cuidados de Saúde e Direção-Geral da Saúde

Site: http://www.saude24.pt/

 

SOS - Criança Desaparecida

Telefone: 116 000

Horário: dias úteis das 9h às 19h

Denúncia de crianças desaparecidas

Entidade: Instituto de Apoio à criança

Site:   www.iacriança.pt

 

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Telefone: 800 202 148

Email: violencia.covid@cig.gov.pt

Horário: todos os dias 24h por dia

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Entidade: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Site: www.cig.gov.pt

 

“Quaren.. Quê? Estou chateado!”

Telefone: 800 210 093

Horário, das 10.00 às 18.00, todos os dias, gratuita

Serviço dirigido às crianças para dar ideias de atividades

Entidade: Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

 

SOS Voz Amiga

Telefone: 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660

Horário: todos os dias das 16h às 24h- chamada com custos associados

Linha de conversação, de prevenção do suicídio, e de prestar apoio emocional a quem se encontra em sofrimento.

Entidade: Voz amiga

Site: www.sosvozamiga.org

 

APAV

Telefone: 116 006

Horário: Dias úteis das 9h às 21h

Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica

Entidade: Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Site: http://www.apav.pt

 

Linha de Apoio à Criança

Telefone: 116 111

Horário: dias úteis das 9h às 19h

Apoio as crianças e as famílias

Entidade: Instituto de Apoio à Criança

Site:   www.iacrianca.pt

 

Conversa Amiga

Telefone: 808 237 327 / 210 027 159

Horário: Todos os dias, das 15h-22h-  chamada com custo associado

Prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade

Entidade: INATEL

Site: https://www.associacaosalvador.com/

 

Linha Rara

Telefone: 300 505 700

Email: linharara@rarissimas.pt

Horário: das 9 às 19 horas, chamada com custo de chamada local

Serviço de escuta, informação e aconselhamento sobre doenças raras, apoios e respostas sociais, direitos do doente e seus cuidadores, contacto entre doentes e referenciação médica.

Entidade: Raríssimas

Site: https://rarissimas.pt/

Medidas específicas Medidas específicas

Em atualizacão.

Orientações para as famílias Orientações para as famílias

Covid-19 | Manual para famílias com recomendações para lidar com o isolamento em contexto familiar (atualizado a 15.04.2020)
Dada a situação atual de pandemia por Covid-19, este manual desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.

Site oficial do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde— COVID-19 - Serviços de Saúde Mental do SNS — Não há saúde sem saúde mental.

 

O Programa Nacional para a Saúde Mental informa sobre os diferentes recursos disponíveis que podem ajudar e como, no âmbito da COVID-19, os Serviços de Saúde Mental do SNS se organizaram para responder às necessidades dos cidadãos.

 

Informar e estar informado é fundamental. Pode saber, por ex.,  Serviços Locais de Saúde Mental do SNS: O que muda? e que serviço contactar na sua zona de residência se precisar de apoio (Ajuda na região - Centro de Saúde; Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência).

 

Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 - Medidas Excecionais

Este portal é um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus e a COVID-19. Aqui poderá encontrar toda a informação e conhecer os apoios a que tem direito, consultar as boas práticas e as recomendações das autoridades de Saúde, conhecer as medidas excecionais adotadas e inteirar-se do esforço de Portugal. 

Consultar:

 

VOLUNTARIADO Covid-19: ações de voluntariado e de solidariedade para apoiar quem mais precisa  -CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. 2020

Divulgar várias iniciativas nacionais e locais de voluntariado para ajudar quem mais sente o impacto do COVID-19, limitando as suas vidas; destaque-se as iniciativas locais que estão apresentadas no mapa de Portugal.

 

COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS): INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS -ePortugal - portal dos Serviços Públicos. Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 2020

No contexto atual de medidas extraordinárias para resposta à situação da doença COVID-19 (causada pelo novo coronavírus), é recomendado evitar, ao máximo, deslocações a locais de atendimento e utilizar os canais digitais e telefónicos. 

Encontra aqui várias informações incluindo linhas telefónicas úteis (ex. SERVIÇOS PÚBLICOS E COVID-19 Centro de Contacto Cidadão 300 003 990, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h - para ajudar na utilização de serviços on line do ePortugal).

Orientações para os profissionais Orientações para os profissionais

Norma nº 011/2020 de 18/04/2020 - COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO - Saúde Mental- Direção Geral de Saúde (Modelo de Intervenção; Recursos Humanos; Reorganização dos Serviços de Saúde Mental / Saúde Mental da Infância e Adolescência; Reorganização das Unidades de Internamento de Psiquiatria em Hospitais Gerais; Avaliação de Doentes com Perturbação Mental no Serviço de Urgência (SU) Hospitalar;  Internamento de Doentes Agudos com Perturbação Mental; Internamento de Doentes com COVID-19; Medidas Gerais para Internamento de Doentes Psiquiátricos com COVID-19 fora dos Serviços de Psiquiatria / Psiquiatria da Infância e Adolescência; Medidas Gerais para Internamento de Doentes em Hospitais Psiquiátricos).

 

Ver também: COVID-19 - Serviços de Saúde Mental do SNS  —  com a informação distribuída por: COVID-19 e Saúde Mental; COVID-19 | Perguntas e Respostas | Ajuda na sua região | Informação sobre Saúde Mental | Profissionais — nesta área ver por ex.: Ajuda a Profissionais de Saúde - estratégias para a manutenção do seu bem-estaRecursos Científicos.

Perguntas frequentes Perguntas frequentes

Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19Perguntas Frequentes  em áreas como Educação, Emprego e Empresas, Saúde

 

Consulte as Perguntas Frequentes sobre Ação Social: (MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS PARA FAZER FACE À SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO NOVO CORONAVIRUS -INSTITUIÇÕES, RESPOSTAS SOCIAIS E AÇÃO SOCIAL  (atualizado a 15.03.2020) - Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

 

COVID-19 - Perguntas Frequentes | Proteção Social (atualizado a 30.03.2020) -portal da Segurança Social

 

FAQ COVID-19 Medidas Relativas a Pessoas com deficiência, Suas Famílias e Entidades que lhes Prestam Apoio (atualizado a 15.03.2020) -portal da Segurança Social