Famílias
Lista de contactos para apoio Lista de contactos para apoio
Linha Nacional de Emergência Social
Telefone: 144
Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.
Serviço: A todas as pessoas em situação de emergência social
Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.
Site: www.seg-social.pt
Linha da Segurança Social
Telefone: 300 502 502
Horário: Todos os dias úteis das 9h às 18h
Serviço: Informações acerca de Subdesemprego, assistência família, encerramento de escolas, incapacidade temporária para o trabalho, prestações sociais e familiares entre outras.
Entidade: Instituto da Segurança Social, I.P.
Site: www.seg-social.pt
Linha Saúde 24
Telefone: 808 24 24 24
Horário: Todos os dias, 24 horas por dia.
Serviço: Responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde.
Entidade: Linha de Cuidados de Saúde e Direção-Geral da Saúde
Site: http://www.saude24.pt/
SOS - Criança Desaparecida
Telefone: 116 000
Horário: dias úteis das 9h às 19h
Denúncia de crianças desaparecidas
Entidade: Instituto de Apoio à criança
Site: www.iacriança.pt
Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica
Telefone: 800 202 148
Email: violencia.covid@cig.gov.pt
Horário: todos os dias 24h por dia
Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica
Entidade: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Site: www.cig.gov.pt
“Quaren.. Quê? Estou chateado!”
Telefone: 800 210 093
Horário, das 10.00 às 18.00, todos os dias, gratuita
Serviço dirigido às crianças para dar ideias de atividades
Entidade: Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
SOS Voz Amiga
Telefone: 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660
Horário: todos os dias das 16h às 24h- chamada com custos associados
Linha de conversação, de prevenção do suicídio, e de prestar apoio emocional a quem se encontra em sofrimento.
Entidade: Voz amiga
Site: www.sosvozamiga.org
APAV
Telefone: 116 006
Horário: Dias úteis das 9h às 21h
Serviço de Informação a Vitimas de Violência Doméstica
Entidade: Associação Portuguesa de Apoio à Vitima
Site: http://www.apav.pt
Linha de Apoio à Criança
Telefone: 116 111
Horário: dias úteis das 9h às 19h
Apoio as crianças e as famílias
Entidade: Instituto de Apoio à Criança
Site: www.iacrianca.pt
Conversa Amiga
Telefone: 808 237 327 / 210 027 159
Horário: Todos os dias, das 15h-22h- chamada com custo associado
Prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade
Entidade: INATEL
Site: https://www.associacaosalvador.com/
Linha Rara
Telefone: 300 505 700
Email: linharara@rarissimas.pt
Horário: das 9 às 19 horas, chamada com custo de chamada local
Serviço de escuta, informação e aconselhamento sobre doenças raras, apoios e respostas sociais, direitos do doente e seus cuidadores, contacto entre doentes e referenciação médica.
Entidade: Raríssimas
Site: https://rarissimas.pt/
Medidas específicas Medidas específicas
Orientações para as famílias Orientações para as famílias
Covid-19 | Manual para famílias com recomendações para lidar com o isolamento em contexto familiar (atualizado a 15.04.2020)
Dada a situação atual de pandemia por Covid-19, este manual desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida tem como objetivo apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.
- Ver também: Portal COVID 19 - SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE / DGS (toda a informação oficial sobre a COVID - 19 e o coronavírus)
Site oficial do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde— COVID-19 - Serviços de Saúde Mental do SNS — Não há saúde sem saúde mental.
O Programa Nacional para a Saúde Mental informa sobre os diferentes recursos disponíveis que podem ajudar e como, no âmbito da COVID-19, os Serviços de Saúde Mental do SNS se organizaram para responder às necessidades dos cidadãos.
Informar e estar informado é fundamental. Pode saber, por ex., Serviços Locais de Saúde Mental do SNS: O que muda? e que serviço contactar na sua zona de residência se precisar de apoio (Ajuda na região - Centro de Saúde; Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência).
Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 - Medidas Excecionais
Este portal é um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus e a COVID-19. Aqui poderá encontrar toda a informação e conhecer os apoios a que tem direito, consultar as boas práticas e as recomendações das autoridades de Saúde, conhecer as medidas excecionais adotadas e inteirar-se do esforço de Portugal.
Consultar:
- Estado de Emergência Nacional – o que é e que medidas
- Escolas - O regresso às aulas
- LISTAGEM DE CONTACTOS DE ENTIDADES OFICIAIS com as quais pode contactar relativamente ao tema COVID-19 / coronavírus - portal ESTAMOS ON - RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19- sítio oficial da República Portuguesa (XXI Governo)
Divulgar várias iniciativas nacionais e locais de voluntariado para ajudar quem mais sente o impacto do COVID-19, limitando as suas vidas; destaque-se as iniciativas locais que estão apresentadas no mapa de Portugal.
No contexto atual de medidas extraordinárias para resposta à situação da doença COVID-19 (causada pelo novo coronavírus), é recomendado evitar, ao máximo, deslocações a locais de atendimento e utilizar os canais digitais e telefónicos.
Encontra aqui várias informações incluindo linhas telefónicas úteis (ex. SERVIÇOS PÚBLICOS E COVID-19 Centro de Contacto Cidadão 300 003 990, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h - para ajudar na utilização de serviços on line do ePortugal).
Orientações para os profissionais Orientações para os profissionais
Norma nº 011/2020 de 18/04/2020 - COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO - Saúde Mental- Direção Geral de Saúde (Modelo de Intervenção; Recursos Humanos; Reorganização dos Serviços de Saúde Mental / Saúde Mental da Infância e Adolescência; Reorganização das Unidades de Internamento de Psiquiatria em Hospitais Gerais; Avaliação de Doentes com Perturbação Mental no Serviço de Urgência (SU) Hospitalar; Internamento de Doentes Agudos com Perturbação Mental; Internamento de Doentes com COVID-19; Medidas Gerais para Internamento de Doentes Psiquiátricos com COVID-19 fora dos Serviços de Psiquiatria / Psiquiatria da Infância e Adolescência; Medidas Gerais para Internamento de Doentes em Hospitais Psiquiátricos).
Ver também: COVID-19 - Serviços de Saúde Mental do SNS — com a informação distribuída por: COVID-19 e Saúde Mental; COVID-19 | Perguntas e Respostas | Ajuda na sua região | Informação sobre Saúde Mental | Profissionais — nesta área ver por ex.: Ajuda a Profissionais de Saúde - estratégias para a manutenção do seu bem-esta; Recursos Científicos.
Perguntas frequentes Perguntas frequentes
Estamos ON | RESPOSTA DE PORTUGAL À COVID-19 – Perguntas Frequentes em áreas como Educação, Emprego e Empresas, Saúde
Consulte as Perguntas Frequentes sobre Ação Social: (MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS PARA FAZER FACE À SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO NOVO CORONAVIRUS -INSTITUIÇÕES, RESPOSTAS SOCIAIS E AÇÃO SOCIAL (atualizado a 15.03.2020) - Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
COVID-19 - Perguntas Frequentes | Proteção Social (atualizado a 30.03.2020) -portal da Segurança Social
FAQ COVID-19 Medidas Relativas a Pessoas com deficiência, Suas Famílias e Entidades que lhes Prestam Apoio (atualizado a 15.03.2020) -portal da Segurança Social