2023 tem sido um ano de transformação na Segurança Social. Temos trabalhado no nosso dia a dia para garantir um funcionamento proativo que garanta o acompanhamento próximo dos eventos e do ciclo de vida das pessoas e empresas. Exemplo disso é a Pensão na Hora, uma das medidas emblemáticas e com maior peso na Segurança Social que permite de forma simples, direta e acessível, a atribuição de uma reforma provisória em 24 horas. Esta é a celeridade que as cidadãs e cidadãos precisam. E mais de 70% das pensões são já atribuídas por esta via.
Outras das medidas transformadoras, e que recentemente ganhou o 1.º prémio da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI) foi a atribuição automática dos benefícios adicionais de saúde no âmbito Complemento Solidário para Idosos (CSI). Esta medida garante que todos os beneficiários do CSI têm acesso automático ao desconto na compra de medicamentos comparticipados, no momento da sua compra na farmácia.
A Segurança Social vai continuar focada e empenhada no processo de transformação digital, como meio de garantir o pleno acesso aos direitos e reforçando o seu papel ativo. Outros dos exemplos que foram cumpridos durante este ano foram a possibilidade do registo online dos trabalhadores domésticos e o lançamento do novo balcão virtual da Segurança Social.
Em 2024, iremos continuar a trabalhar, a avançar e a inovar, para antecipar as soluções, adaptar os procedimentos às necessidades, simplificar e automatizar o acesso ao que as pessoas e empresas têm direito. No próximo ano, contamos em fazer mais e melhor, nomeadamente com a atribuição automática do abono de família e a entrada em funcionamento do simulador inteligente de prestações sociais. Medidas que garantam que todos os dias a Segurança Social seja próxima, eficaz e imediata.
A todas e a todos, aproveito para desejar umas boas festas e um feliz 2024!