Balcão da Inclusão
Esta informação destina-se a que cidadãos Esta informação destina-se a que cidadãos
- Pessoas com deficiência/incapacidade e familiares;
- Público em geral que procura informação sobre temáticas da deficiência/incapacidade.
O que é O que é
O Balcão da Inclusão presta um serviço de atendimento especializado sobre a temática da deficiência ou incapacidade e encontra-se disponível nos Serviços de Atendimento da Segurança Social das sedes dos 18 distritos.
O atendimento pode ser agendado neste Portal através de marcação.
Este atendimento especializado melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que desta forma, contam com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões e simultaneamente promove a inclusão na sociedade.
Os objetivos do serviço são:
- Melhorar a prestação de informação às pessoas com deficiência/incapacidade e suas famílias;
- Garantir um atendimento personalizado e qualificado;
- Efetuar o correto encaminhamento dos cidadãos na resolução dos seus problemas;
- Prestar o apoio necessário ao estabelecimento dos contactos com outros organismos da Administração Pública, na área da deficiência e da reabilitação, com competência para a resolução das situações apresentadas, sempre que se justifique;
- Promover a inclusão na sociedade de informação.
Serviços disponíveis Serviços disponíveis
No Balcão da Inclusão e Serviços de Atendimento, pode obter informação sobre os seguintes temas:
Atendimento especializado – Balcão da Inclusão e Serviços de Atendimento
- Prestações sociais (subsídios e apoios)
- Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.)
- Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas
- Emprego e apoios às Entidades Empregadoras
- Outro (temas de âmbito da Segurança Social)
Orientação e encaminhamento para outras entidades – Balcão da Inclusão
- Formação Profissional
- Benefícios fiscais
- Acessibilidades
- Transportes
- Intervenção Precoce
- Educação
- Centros de recursos para a inclusão
Estas temáticas estão também disponíveis nos restantes Serviços de Atendimento da Segurança Social, ainda que não concentradas num único posto de atendimento, como ocorre no Balcão da Inclusão.
Marcação do atendimento sobre deficiência/incapacidade Marcação do atendimento sobre deficiência/incapacidade
O atendimento no Balcão da Inclusão e/ou nos Serviços de Atendimento da Segurança Social da zona de residência, pode ser marcado presencialmente ou através do formulário online.
Barreiras à mobilidade Barreiras à mobilidade
Aceda ao formulário online para reportar os casos que encontra de barreiras à sua mobilidade.