Prémio de Jornalismo
Esta informação destina-se a Esta informação destina-se a
Órgãos de comunicação social, jornalistas profissionais e colaboradores permanentes com trabalhos nas áreas da imprensa, rádio e televisão, publicados e difundidos em Portugal, na área da(s) família(s).
O que é O que é
O Prémio de Jornalismo "A Família na Comunicação Social" incentiva boas práticas e o debate sob a temática "família(s)".
Criado em 2005 e instituído pela primeira vez em 2006, na sequência da comemoração do 10.º Aniversário do Ano Internacional da Família, o Prémio pretende comemorar todos os anos o Dia Internacional das Famílias, dia 15 de maio.
O objetivo do Prémio de Jornalismo "A Família na Comunicação Social" é incentivar boas práticas na comunicação social e o conhecimento e debate públicos sob a temática família(s).
Edições realizadas Edições realizadas
2011
Prémios
Reportagem “Adoptamos uma criança diferente", de Maria Ventura, rádio Renascença (Rádio).
Reportagem “Manual de bem educar", de Luísa Oliveira, revista Visão (Imprensa).
Reportagens em ex aequo "Por vergonha de amar", de Ana Leal Santos Marques, TVI e “Este país não é para velhos", de Sofia Arede, SIC (televisão).
2010
Prémio
Reportagem "Filhos de Pais em Guerra", da jornalista Miriam Alves, transmitida pela SIC, em 16 de novembro de 2009.
Menção Honrosa
Reportagem "Filhos, ter ou não ter", da jornalista Teresa Botelheiro, transmitida pela RTP, em 18 de novembro de 2009.
Menção Honrosa
Reportagem "O Silêncio dos Dias", da jornalista Maria Augusta Casaca, transmitida pela TSF, em 29 de novembro de 2009.
Menção Honrosa
Coletivo de reportagens dedicadas às famílias numerosas, da jornalista Gabriela Cerqueira Oliveira, publicadas pela Revista Tabu, do Jornal Sol, transmitidas entre 3 de janeiro e 31 de dezembro de 2009.
2009
Prémio
Reportagem "Uma vida normal", a "(..) história de vida de Paulo Azevedo que nasceu sem mãos e sem pernas em outubro de 1981. (...) Aprendeu que a ironia é a melhor forma de combater o desconforto perante a diferença. (...)", da jornalista Sofia Arêde, exibida na "Grande Reportagem" SIC, em 24 de agosto de 2008.
Menção Honrosa
Reportagem "A menina da Pena", a (...) história da Mariana, uma criança que vive numa aldeia do interior de Portugal com apenas oito habitantes - a Aldeia da Pena, no distrito de Viseu. (…) [e] vive numa aldeia parada no tempo mas fala de temas da atualidade", da jornalista Mafalda Gameiro pela, exibida na "Em Reportagem" RTP; em 28 de março de 2008.
Menção Honrosa
Reportagem "Laços de Família" sobre "Joana" (…) abandonada pela mãe e maltratada pelo pai, fugiu de casa e foi acolhida num colégio de freiras.(...)" e cuidada por uma família que não desistiram e a ajudaram a "recuperar autoestima", da jornalista Carla Rodrigues, exibida em "Perdidos e Achados" SIC, em 13 de dezembro de 2008.
2008
Prémio
"O meu Filho de Chocolate", sobre famílias a quem foram atribuídas para adoção crianças de etnia africana, de ex aequo: João Paulo Baltazar, emitida na TSF, em 30 de novembro de 2007.
Prémio
Reportagem "Pais Procuram-se", sobre casos paradigmáticos no âmbito da adoção de crianças em Portugal, de Alexandra Borges, exibida na TVI, em 2007.
Menção Honrosa
Reportagem "Rosa Brava", sobre uma jovem pastora exemplificando o isolamento social e geográfico, de Pedro Coelho da SIC, em 2007.
Menção Honrosa
Conjunto de crónicas sobre famílias, de Sónia Morais Santos, publicadas nas Seleções do Reader's Digest, em 2007.
2007
Prémio
Reportagem "O Triunfo da Verdade", sobre a vida diária no Centro de Reabilitação da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, do jornalista Daniel Cruzeiro, exibida na SIC, em 3 de dezembro de 2006.
Menção Honrosa
Reportagem "Gente com Raça", sobre uma família cigana, da jornalista Amélia Moura Ramos, exibida na SIC, em 25 de novembro de 2006.
2006
Prémio
Reportagem "Deste Mundo e do Outro", sobre o quotidiano de famílias com crianças autistas, dos jornalistas João Paulo Baltazar e Herlander Rui, transmitida na TSF, em 24 de junho de 2005.
Menção Honrosa
Reportagem "Laços de Ternura", sobre famílias de acolhimento, da jornalista Raquel Marinho, exibida na SIC, em 30 de abril de 2005.
Menção Honrosa
Reportagem "Os Pretos de Onor - história de uma família", os Pretos, na definição do agrocomunitarismo, de Ricardo J. Rodrigues, publicada na revista dominical do DN e do JN, em 12 de junho de 2005.
2005
Prémio
"O homem na sala e na cozinha", sobre a igualdade de género no espaço doméstico, de Bárbara Wong, publicado no Público, em 19 de março de 2004.
Menção Honrosa
"Começar com o pé esquerdo", de Sónia Morais Santos, publicado no DN, em março de 2004.
Menção Honrosa
"Meninos de ninguém", de Ana Cristina Pereira, publicado no Público, em janeiro de 2004.
Menção Honrosa
Reportagem "Caminhos da Sabedoria", de Filipa Serejo, exibida na TVI, em 2004.