Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais
Esta informação destina-se a Esta informação destina-se a
Entidades que pretendam implementarem um sistema de qualidade aplicado às suas Respostas Sociais.
Quais os objetivos e princípios Quais os objetivos e princípios
O Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais promove a qualidade das respostas sociais de âmbito público, privado e solidário.
Trata-se de um Programa assinado em março de 2003 entre o então Ministério da Segurança Social e do Trabalho, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias e a União das Mutualidades Portuguesas.
O Instituto da Segurança Social (ISS), no âmbito da sua missão, assumiu a responsabilidade de gestor do Programa.
O Programa destina-se a Instituições Públicas, Privadas e Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam as seguintes respostas sociais:
- Acolhimento Familiar
- Centro de Acolhimento Temporário
- Centro de Atividades Ocupacionais
- Centro de Dia
- Creche
- Lar de Infância e Juventude
- Lar Residencial
- Estrutura Residencial para Idosos
- Serviço de Apoio Domiciliário
Objetivos
O Programa enquadra-se na estratégia prioritária do Governo para garantir aos cidadãos o acesso a serviços de qualidade adequados à satisfação das suas necessidades e expetativas.
Recomendações Técnicas para Equipamentos Sociais Recomendações Técnicas para Equipamentos Sociais
As Recomendações Técnicas para os Equipamentos Sociais (RTES) são instrumentos de referência e de trabalho, dotados de critérios orientadores e níveis de exigência elevados para os edificados dos equipamentos sociais que asseguram, não apenas o respeito pelas directivas comunitárias nesta matéria, mas também a sua utilização única para todas as respostas sociais, respeitando os princípios gerais de garantia da qualidade.
Estas Recomendações estabelecem um conjunto de requisitos mínimos exigíveis para a construção de novos equipamentos sociais e adaptação dos existentes em matéria de segurança e qualidade do edificado.
Para ambas as tipologias de estabelecimentos, existem especificações:
- De caráter obrigatório, isto é, as condições mínimas exigidas para que estejam asseguradas a segurança e a qualidade da resposta social;
- De caráter recomendável, isto é, condições que, indo para além do mínimo exigido, se considera pertinentes existir no sentido de potenciar a segurança e a qualidade da resposta social.
Nas RTES são abordadas as seguintes temáticas:
- Localização e Inserção Urbana;
- Programa Espacio-Funcional;
- Segurança, Salubridade e Conforto;
- Construção;
- Instalações e Equipamentos;
- Economia, Durabilidade e Manutenção.
Na coluna lateral direita, associada a esta página, pode consultar em publicações as Recomendações Técnicas para os Equipamentos Sociais (RTES) para as seguintes respostas sociais:
- Creches;
- Centros de Dia;
- Lares de Idosos;
- Centro de Acolhimento Temporário;
- Lar de Infância e Juventude.
Manuais de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais Manuais de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais
Os Manuais de Gestão da Qualidade são referenciais que visam o desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais, permitindo uma melhoria significativa da sua organização e funcionamento.
Tem como objectivo a implementação e avaliação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas respostas sociais, reunindo os princípios e conceitos de excelência que estabelecem os padrões de desempenho e os necessários critérios quantificáveis, que implementados de forma gradual, permitem avaliar todo o trabalho realizado, medindo a satisfação e percepção dos clientes, colaboradores e parceiros de uma determinada resposta social.
Os Manuais de Gestão da Qualidade são compostos por:
- Modelo de Avaliação da Qualidade;
- Manual de Processos-Chave;
- Questionários de Avaliação da Satisfação (Clientes, Colaboradores e Parceiros).
Modelo de Avaliação da Qualidade
É um referencial normativo assente nos princípios da gestão da qualidade, que estabelece os requisitos necessários à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade dos serviços prestados pelas Respostas Sociais.
A sua elaboração teve como referências a norma NP EN ISO 9001:2000 – Sistemas de Gestão da Qualidade, e o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM).
A melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados é a sua filosofia base, pelo que foram estabelecidos três níveis de exigências relativas aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (C, B e A), permitindo a sua implementação gradual ao longo do tempo.
Manual de Processos-Chave
O Manual de Processos-Chave é um referencial que apresenta um conjunto de elementos para apoiar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com o estabelecido no Modelo de Avaliação da Qualidade aplicável, no seu Critério 4 - Processos.
Cabe a cada resposta social adotar e adequar o conjunto de sugestões aí apresentadas à sua missão e seus objetivos.
Questionários de Avaliação da Satisfação
Os Questionários de Avaliação da Satisfação constituem ferramentas de apoio à implementação do Modelo de Avaliação da Qualidade, no que se refere ao Critério 5 – Satisfação dos Clientes, e Critério 6 – Satisfação das Pessoas, sendo apresentados três questionários dirigidos a Clientes, Colaboradores e Parceiros.
Consulte os Manuais da Qualidade para as seguintes respostas sociais:
- Acolhimento Familiar.
- Lar Residencial.
- Centro de Atividades Ocupacionais.
- Lar de Infância e Juventude.
- Centro de Acolhimento Temporário.
- Estruturas Residenciais para Idosos.
- Creche.
- Centro de Dia.
- Serviço de Apoio Domiciliário.
Os Manuais de Gestão da Qualidade das Respostas Sociais estão disponíveis em Publicações, na coluna lateral direita, associada a esta página.
Sistema de Qualificação das Respostas Sociais Sistema de Qualificação das Respostas Sociais
O Sistema de qualificação das Respostas Sociais é um sistema com regras próprias de procedimentos e gestão para efectuar a qualificação por níveis das respostas sociais.
A qualificação permitirá, a nível externo, evidenciar que a resposta social tem em funcionamento um sistema de gestão que lhe garante a conformidade dos seus serviços com os requisitos definidos pelo modelo de gestão da qualidade das respostas sociais promovido pelo Instituto da Segurança Social.
Este Sistema tem como objetivo a qualificação das respostas sociais através da avaliação da conformidade dos serviços com os requisitos estabelecidos nos critérios do modelo de avaliação da qualidade.
Os critérios apresentam 3 níveis de exigência para o seu cumprimento prevendo-se deste modo a existência de 3 níveis de qualificação para as respostas sociais:
- Nível C - cumprimento dos requisitos assinalados no modelo na coluna "Niv." Com C.
- Nível B - cumprimento dos requisitos assinalados no modelo na coluna "Niv." Com C e B.
- Nível A - cumprimento dos requisitos assinalados no modelo na coluna "Niv." Com C, B e A.
Os Folhetos sobre a Qualificação das Respostas Sociais (Marca) estão disponíveis em Publicações, na coluna lateral direita, associada a esta página.
Processo de Certificação Processo de Certificação
Processo através do qual uma entidade qualificadora externa, independente e acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), avaliará a conformidade dos serviços prestados pela resposta social com os requisitos estabelecidos nos critérios do modelo de avaliação da qualidade.
É aplicável um ciclo de certificação de 3 anos e a totalidade dos serviços prestados pela resposta social estará coberta pela certificação, desde que enquadrados dentro de cada modelo de avaliação.
Para evidenciar o cumprimento dos requisitos estabelecidos nos três níveis serão atribuídos à resposta social, os seguintes certificados de conformidade:
- Certificado de Qualificação Nível C;
- Certificado de Qualificação Nível B;
- Certificado de Qualificação Nível A.
O Processo de Certificação tem como objetivo a qualificação das respostas sociais, evidenciando o cumprimento dos requisitos estabelecidos nos modelos de avaliação através da obtenção da marca "Resposta Social Certificada".
O que fazer para qualificar e certificar a resposta social O que fazer para qualificar e certificar a resposta social
A organização terá de organizar e promover, de acordo com o modelo de avaliação, um conjunto de documentos e procedimentos que constituirão as evidências do sistema de qualificação.
O sistema deve estar documentado com evidências que atestem a sua implementação há pelo menos 6 meses.
Posteriormente, a Organização deverá elaborar um dossier de candidatura e apresentá-lo ao organismo certificador, identificando o nível de qualificação que pretende certificar.
O dossier será apreciado pelo o organismo certificador e, estando cumpridas todas as exigências da candidatura, será definida a data de realização da auditoria cujo objectivo final será a obtenção do certificado de conformidade.
Certificar a resposta social deve traduzir o bom funcionamento e constituirá o ponto de partida para atingir a qualidade total.
Entidades Acreditadas Entidades Acreditadas
As Entidades Acreditadas para a certificação das respostas sociais, de acordo com os Modelos de Avaliação da Qualidade da Segurança Social são as abaixo mencionadas.
SGS ICS – Serviços Internacionais de Certificação, Lda.
Acreditada para:
- Centro de Dia;
- Estrutura Residencial para Idosos;
- Centro de acolhimento temporário;
- Creche;
- Lar de infância e juventude;
- Lar Residencial;
- Serviço de apoio domiciliário.
Site: www.pt.sgs.com
EIC – Empresa Internacional de Certificação, S.A.
Acreditada para:
- Centro de Dia;
- Creche;
- Estrutura Residencial para Idosos;
- Serviço de Apoio Domiciliário.
Site: www.eic.pt
APCER – Associação Portuguesa de Certificação
Acreditada para:
- Creche;
- Serviço de Apoio Domiciliário;
- Centro de atividades Ocupacionais;
-
Lar residencial;
-
Lar de infância e juventude;
-
Estruturas residenciais para idosos;
-
Centro de dia.
Site: apcergoup.com