Voltar

Campanha Nacional sobre Acolhimento Familiar

Campanha Nacional sobre Acolhimento Familiar

#todosjuntospeloacolhimentofamiliar

Campanha Nacional sobre Acolhimento Familiar

O tema do acolhimento familiar de crianças e jovens ganha uma nova força, com o lançamento da Campanha Nacional #todosjuntospeloacolhimentofamiliar.

 

Esta iniciativa, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em parceria com as três entidades gestoras do sistema de acolhimento familiar (Instituto da Segurança Social, a Casa Pia de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), pretende sensibilizar e informar a sociedade, e captar potenciais candidatos a famílias de acolhimento, reforçando esta rede de apoio às crianças e jovens que precisam de um ambiente familiar seguro e estruturado.

 

O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção decidida por uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou por um tribunal, em que as crianças e jovens em perigo são confiados temporariamente a uma família de acolhimento devidamente certificada, onde poderão integrar-se num ambiente familiar, essencial ao seu desenvolvimento e bem-estar.

 

O acolhimento familiar é mais do que uma resposta social, é um compromisso de amor e de solidariedade assumido pelas famílias de acolhimento, que se tornam num apoio essencial na promoção dos direitos e na proteção destas crianças e jovens em complementaridade com a intervenção do Estado.

 

A experiência internacional reforça a necessidade de campanhas contínuas que ampliem a consciência pública sobre o acolhimento familiar, garantindo a renovação e o alargamento das famílias disponíveis para acolher. A atual campanha nacional, surge, por isso, como uma ação concertada, envolvendo várias instituições para alcançar tanto o público em geral como públicos-alvo específicos, e visa promover uma rede de acolhimento mais abrangente e eficaz.

 

Mais informação disponível em Família de acolhimento de crianças e jovens

 

Portugal precisa de famílias de acolhimento.

Estas crianças precisam de si.

Seja família de acolhimento.