Campanha Nacional sobre Acolhimento Familiar
Seja Família de Acolhimento.
O tema do acolhimento familiar de crianças e jovens ganha mais força a partir de hoje, com o início da divulgação de uma Campanha Nacional nos meios de comunicação social. Sob o mote “Há muitas crianças a sonhar consigo. A sonhar com uma família de acolhimento. Não deixe o sonho à porta.”, esta campanha, da responsabilidade do Instituto da Segurança Social em articulação com todas as entidades gestoras do sistema de acolhimento familiar (Casa Pia de Lisboa, Garantia para a Infância, ISS Açores, ISS Madeira e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), tem como objetivo sensibilizar e captar potenciais candidatos a família de acolhimento de crianças e jovens, reforçando e diversificando a capacidade de resposta instalada.
O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção, decidida por uma Comissão de Proteção ou por um Tribunal, sendo a criança ou o jovem temporariamente confiados a uma família, devidamente certificada para o efeito, proporcionando-lhe a sua integração em meio familiar estruturado e a prestação dos cuidados adequados às suas necessidades, com vista ao seu desenvolvimento integral e à concretização do seu projeto de promoção e proteção.
A rede de acolhimento familiar do ISS conta atualmente com 20 acordos de cooperação celebrados com IPSS que assumem o papel de instituições de enquadramento de famílias de acolhimento.
Estas instituições têm vindo a desenvolver ações de sensibilização, captação, formação e certificação de novas famílias de acolhimento nos seus territórios de atuação, perspetivando-se que possam vir a enquadrar famílias de acolhimento que permitam acolher mais de 500 crianças e jovens.
No contexto do Sistema de Promoção e Proteção, as famílias de acolhimento são vistas como um elemento de apoio ao Estado no garante da proteção das crianças e jovens em perigo, constituindo o ato de acolher um ato de solidariedade e, sobretudo, de amor, e mais do uma resposta social, é uma opção, um projeto que estas famílias assumem nas suas vidas e que se manterá enquanto for sentido desta forma.
A experiência internacional diz-nos que o acolhimento familiar exige uma divulgação contínua que possibilite a consciencialização da sua importância, bem como a sua contínua renovação e alargamento, seja através de campanhas de abrangência mais alargada e dirigidas ao público em geral, seja através de ações de abrangência mais específica e dirigidas a públicos-alvo ou a determinados territórios, numa atuação concertada entre entidades gestoras e instituições de enquadramento.
É neste quadro que surge a atual Campanha Nacional sobre Acolhimento Familiar.
Para mais informações aceda aqui.
Veja o vídeo.
Participe no WEBINAR "O papel dos acolhedores: como cuidamos das crianças e jovens em acolhimento"
Dia 26 de setembro
Das 10h30 às 12h30
Aceda aqui.