Serviços de Atendimento da Segurança Social retomam atendimento sem marcação prévia
A partir de 1 de setembro
A partir de hoje, 1 de setembro, a Rede de Atendimento da Segurança Social, incluindo os serviços integrados nas Lojas de Cidadão, retoma a possibilidade de efetuar também atendimento sem marcação prévia.
Contudo, uma vez que o atendimento por marcação se revela um modelo que vai ao encontro das necessidades de maior previsibilidade, comodidade e privacidade para quem é atendido e para quem atende, a Segurança Social mantém e privilegia o atendimento nesta modalidade.
Os Cidadãos podem ser atendidos sem marcação prévia para:
- Tesouraria
- Entrega de documentos
- Pedido de declarações
O atendimento sem marcação prévia está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.
Em paralelo, com o regresso gradual à normalidade, está a ser feita uma sensibilização aos Cidadãos para que agendem previamente o seu atendimento, presencialmente ou por vídeo‑atendimento, tendo os seguintes meios à disposição:
- Plataforma online SIGA: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/
- Aplicação para smartphone: SIGAApp
- Linha Segurança Social: 210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis das 9h00 às 18h00
Está ainda à disposição uma forma de agendamento presencial caso não tenha sido possível realizar o seu atendimento sem marcação num serviço da segurança social:
4. Pedido de marcação oportuna, entregue na triagem do serviço de atendimento.
Para garantir a sua e a nossa segurança, no acesso aos Serviços de Atendimento, tem de cumprir as seguintes regras:
- é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos antes da entrada nos Serviços;
- é obrigatório aguardar no exterior se está em espera (com ou sem agendamento) e sempre que esteja ultrapassada a ocupação máxima definida por cada Serviço;
- não é permitido o consumo de comida ou bebidas no interior dos Serviços;
- apenas é permitida a entrada acompanhada quando indispensável;
- é obrigatório o cumprimento do distanciamento social no interior e no exterior dos Serviços.
Se tem agendamento, compareça à hora marcada.
Se não puder comparecer, cancele a marcação.
Continuamos a pensar em si!