Pagamentos não recebidos
O que é O que é
Os pagamentos não recebidos consistem em valores que foram colocados em pagamento aos beneficiários pela Segurança Social e que, por diversos motivos, foram devolvidos não tendo sido efetivamente pagos aos mesmos.
Quem tem direito Quem tem direito
Podem pedir esclarecimentos sobre o pagamento de valores, junto da Segurança Social, as pessoas que entendam ter direito a receber algum tipo de pagamento e que, por algum motivo, não o receberam.
Como posso pedir Como posso pedir
Junto dos Serviços da Segurança Social - Segurança Social Direta ou Serviços de Atendimento, tendo em atenção que, antes de pedir o reenvio do pagamento, deve verificar a informação disponível no sistema informático da Segurança Social, confirmando os seguintes dados:
- Dados Pessoais (principalmente a morada)
- Número de Identificação Bancária (IBAN)
- Qual a informação que consta quanto ao pagamento - Pago, Não Pago ou Aguarda Confirmação de Pagamento.
Onde posso pedir Onde posso pedir
O pagamento pode ser pedido:
- Por e-Clic, na Segurança Social Direta.
- Presencialmente nos Serviços de Atendimento da Segurança Social
- Por correio, para o Centro Distrital de Segurança Social da área da residência do cliente.
Caso os dados pessoais não estejam corretos tem de proceder à sua atualização através dos canais acima indicados.
O pagamento pode ser pedido até cinco anos, a contar do mês em que foi dada a ordem de pagamento.
Quando vou receber Quando vou receber
O pagamento de um valor devolvido (não levantado/não creditado) é feito quando o valor inicial foi pago por Transferência Bancária ou Vale do Correio, apenas após a reclamação por escrito do interessado, apresentado nos Serviços da Segurança Social, verificando-se após análise que a situação deve ser corrigida.