Relações mais próximas e respostas mais eficientes – Aveiro lança Jornadas inovadoras de trabalho com IPSS
+ COOP AVEIRO é a nova iniciativa do Centro Distrital de Aveiro, através do Núcleo de Respostas Sociais da Unidade de Desenvolvimento Social que pretende criar um espaço de reflexão e convergência entre e com o setor social e solidário do distrito.
A primeira edição destas jornadas de trabalho são uma aposta forte do Centro Distrital no quadro da sua interação com as IPSS, em que o tema central é área da Infância – Creche, Pré-Escolar e Centro de Atividades de tempos Livres. O evento terá duas sessões: a primeira decorre no dia 14 de maio, em São João da Madeira para as instituições dos municípios do norte do distrito; dois dias depois, no dia 16, o encontro repete-se, sob a mesma temática, desta vez em Ílhavo, dirigido às IPSS dos municípios do sul do distrito.
Com a duração de um dia inteiro para cada sessão, haverá espaço para enquadramentos expositivos, partilha de boas práticas, grupos de trabalho, brainstorming, para além, naturalmente, de momentos de convívio e de descontração.
A criação deste evento partiu das necessidades diagnosticadas pela equipa do Núcleo de Respostas Sociais na análise que fez das entidades do setor social e solidário do distrito. É um evento que tem como missão a criação de relações e redes entre entidades e entre quem trabalha no setor no distrito. O evento visa criar um espaço onde se possa pensar, partilhar, desafiar e avaliar o trabalho que se desenvolve em cada território e nas várias áreas de intervenção social. Com especial enfoque na vertente técnica, Aveiro quer criar uma maior proximidade, um maior conhecimento e respostas mais eficientes no âmbito das relações que decorrem da cooperação.
Para estes dois dias das jornadas estão já inscritos cerca de 300 participantes, o que atesta o entusiasmo com que a iniciativa foi recebida por parte das IPSS de todo o distrito.
As Jornadas + COOP Aveiro prosseguirão depois no mês de outubro, nos dias 16 e 18, no mesmo formato, mas dessa vez focadas na População Idosa e nas respostas que lhe são dedicadas, como o Centro de Dia, O Serviço de Apoio Domiciliário e as ERPI.
Acordo de cooperação para SAVI reforça apoio da ADM Estrela às pessoas com deficiência
A ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, sediada no distrito da Guarda, desenvolve respostas sociais na área dos idosos, infância e juventude. A sua mais recente resposta social, O Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) iniciou a sua atividade em janeiro de 2019, enquanto projeto-piloto cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE). Até junho de 2023, a experiência-piloto constituiu-se como uma iniciativa pioneira no panorama do apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade, constituindo-se como uma mais-valia na assistência pessoal, na promoção da participação e da inclusão social das pessoas com deficiência.
Terminada a experiência-piloto, por intermédio do Instituto da Segurança Social, IP (ISS) com o INR como estrutura de acompanhamento, foi assegurada a sua continuidade até á celebração, em maio de 2024, do muito aguardado Acordo de Cooperação, estabelecido com o Centro Distrital da Segurança Social da Guarda.
Assumindo-se como uma estrutura de gestão do Serviço de Apoio à Vida Independente (SAVI), o CAVI da ADM Estrela exerce a sua missão nos Concelhos da Guarda, Belmonte, Covilhã e Fundão, prestando assistência pessoal a 19 pessoas com deficiência, no seu meio natural de vida. O CAVI é um agente de capacitação e de autonomia, alinhado com os princípios fundamentais da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Com uma abordagem centrada na pessoa, o CAVI oferece um suporte personalizado e adaptado às suas necessidades específicas, através da disponibilização de atividades de assistência pessoal (ex.: higiene, alimentação, acompanhamento a consultas, deslocações, apoio laboral, lazer e desporto), que visam a promoção da autonomia da pessoa, da sua independência e da sua plena participação social, no fundo, da sua autodeterminação.
A entrada em vigor do Protocolo de Cooperação para SAVI, permitirá ao CAVI da ADM Estrela expandir o seu alcance, beneficiando um maior número de pessoas com deficiência, ao mesmo tempo que se reforça a cooperação e integração entre diferentes serviços e respostas sociais, como o Apoio Domiciliário (SAD) e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
O Centro de Apoio à Vida Independente da ADM Estrela constitui-se como um importante polo local de oportunidades para a inclusão. Agora, com a segurança que o novo Serviço de Apoio à Vida Independente, promovido pelo ISS, IP, firmou-se mais uma garantia ques assegura a todas e a todos uma sociedade mais justa e igualitária.