Castelo Branco - Novos Procedimentos em Vagas de Reserva
O Núcleo de Respostas Sociais do Centro Distrital de Castelo Branco, em março de 2023, implementou novos procedimentos na integração em vagas de reserva que anteriormente era realizada somente com base numa informação social.
Desde essa data, foi criada uma ficha de ponderação, da qual constam critérios rigorosos que possibilitam a integração dos beneficiários com a necessária imparcialidade e objetividade. A cada critério foi atribuído uma ponderação, cujo somatório define a ordem de prioridade na base de dados, na qual se registam todas as situações sinalizadas, com as diversas informações imprescindíveis e a ponderação obtida na Ficha, sendo realizadas reavaliações semestrais obrigatórias e sempre que há alterações às situações.
Foi elaborado o Manual de Gestão de Vagas, do qual constam as minutas necessárias à articulação com as entidades sinalizantes e notificações a efetuar na sequência do pedido de integração.
Neste manual definiram-se os documentos obrigatórios para instrução do processo, onde foi exigido o consentimento do próprio ou representante legal, e iniciamos orientações para encaminhamento das situações para processos de Maior Acompanhado, para os quais foram estipulados critérios de exclusão e de prioridade.
Enviamos comunicação a todas as entidades referenciadoras, na qual informamos da documentação necessária à instrução do processo e os critérios de exclusão e prioridade.
Com esta boa prática salvaguardamos a segregação de funções: temos um técnico que receciona as sinalizações, articula com as entidades para instruir o processo e elabora as informações para despacho, que é distinto do técnico que preenche a ficha de ponderação.
Ressalva-se que as propostas de recusa ou admissão são sujeitas a despacho da Diretora do Núcleo de Respostas Sociais, Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social e decisão final do Diretor do Centro Distrital.
Vila Real - Formação a Famílias de Acolhimento de Idosos e Adultos com Deficiência
Vila Real é o distrito do país com o maior número de Famílias de Acolhimento de Idosos e Adultos com Deficiência (FAIDAD) enquadradas no âmbito do Decreto – Lei nº 391/91, de 10 de outubro, e com o maior número de pessoas acolhidas: 118 FAIDAD, 236 pessoas acolhidas, sendo 116 pessoas idosas e 120 pessoas adultas com deficiência.
O acompanhamento técnico e a formação contínua são momentos cruciais no desenvolvimento e acompanhamento desta medida social, que visa uma prestação de cuidados de proximidade e qualidade.
Assim, com o intuito de dotar as FAIDAD das ferramentas necessárias, o Centro Distrital de Vila Real e o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, estabeleceram uma parceria em 2022, para melhor assegurar este objetivo.
Em setembro de cada ano, o Núcleo de Respostas Sociais da Unidade de Desenvolvimento Social, no âmbito do acompanhamento técnico, identifica as necessidades e dificuldades sentidas por todos os intervenientes e em reunião com a técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN, procede à preparação da formação para o ano seguinte.
Os temas abordados em cada ano foram:
- 2022 - Cuidados com Humanitude
- 2023 - Cuidar de Pessoas com Demência ou com Deficiência: Estratégias de Comunicação e Intervenção
- 2024 - Como intervir com a Deficiência e Doença Mental: Sinais de alerta, estratégias de intervenção e animação.
Por fim, importa salientar a forte adesão e participação nas ações já dinamizadas, cuja média de participação nos 3 anos, rondou os 80 % do total das famílias de acolhimento do distrito.
A equipa responsável do Centro Distrital de Vila Real acredita que com esta parceria se consegue uma boa prática na capacitação das famílias de acolhimento para uma melhor prestação de cuidados às pessoas idosas e pessoas adultas com deficiência.