Arouca, Aveiro - Grupo de Apoio e Capacitação para Cuidadores Informais
No âmbito do projeto de intervenção com os Cuidadores Informais tem-se desenvolvido um trabalho colaborativo ao nível da comunidade local de estímulo de parcerias, tendo-se constituído o Grupo de Apoio e Capacitação denominado Hora de Cuidar, responsável pela realização de um total de 15 sessões de capacitação e lúdicas.
Nesse sentido. formaram-se parcerias locais, com diversas entidades, com o objetivo de rentabilizar os recursos já existentes na comunidade e integrados no âmbito de outros projetos/programas, os quais poderiam constituir uma mais valia ao promover uma intervenção integrada e articulada com este grupo. Neste âmbito foram desenvolvidas ações/atividades direcionadas aos Cuidadores e Pessoa Cuidada, tais como:
Com o Município de Arouca, no âmbito do Projeto Visitas Extraordinárias, o qual é dinamizado por uma profissional de gerontologia, que, ao longo de cada sessão de 1 hura no domicílio do/a sénior, trabalha a estimulação cognitiva e lúdica em áreas como a arte, a cultura e a estimulação emocional, contribuindo para preencher o vazio ocupacional e atenuar a solidão, permitindo, um envelhecimento ativo e uma maior qualidade de vida. Estão previstas 10 sessões por sénior e 3 de capacitação do cuidador.
Acresce ainda, a parceria fundamental com o Centro Juvenil Salesiano de Arouca ao abrigo do Projeto Ser + Ativo, no âmbito das Comunidades Desfavorecidas da AMR/ PRR, para a dinamização de ações e atividades complementares ao projeto Hora de cuidar direcionado a 2 grupos, um situado no extremo do concelho. Sempre que o Cuidador não pode sair do domicílio é realizada intervenção de cariz mais pessoal, através de sessões individualizadas, trabalhando as questões incluídas nas temáticas da Hora de Cuidar.
Em simultâneo e com o objetivo de dar a conhecer o papel dos cuidadores e seus desafios, assim como reforçar as sinergias dos diferentes parceiros, tem-se trabalhado em sede da Rede Social/CLAS. Destas sinergias destacamos o trabalho com o parceiro ADRIMAG, com o Centro Qualifica e com o Município, através da aplicação de um questionário sobre interesses e dificuldades de ser cuidador. Este documento permitiu à equipa local ter informação imprescindível para orientar as intervenções e responder aos cuidadores conforme as suas necessidades e expetativas.
Guarda - Migrações em destaque na Reunião da Comunidade de Prática de Ação Social
No dia 17 de janeiro, Gouveia foi palco da 10ª Reunião da Comunidade de Prática de Ação Social Distrital da Guarda, centrada no tema das migrações. Este encontro reuniu representantes de todos os municípios do distrito, num esforço conjunto para abordar as melhores práticas e estratégias de integração de migrantes na região.
Cristina Serém, representante da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, destacou a importância da criação de CLAIM - Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes nos concelhos do distrito. Estes gabinetes oferecem assistência personalizada a migrantes em áreas fundamentais como regularização de documentação, acesso à saúde, habitação, educação, formação profissional e mercado de trabalho.
Durante a reunião, foi apresentado o novo modelo CLAIM 2.0, que propõe uma modernização e expansão destes serviços, incluindo ferramentas digitais para agilizar processos. Este modelo visa responder de forma mais eficaz às necessidades crescentes e diversificadas dos migrantes, promovendo a sua integração plena e sustentável.
A troca de ideias e boas práticas entre os participantes serviu como uma oportunidade para os serviços de ação social dos municípios do distrito partilharem as suas experiências e desafios na implementação de políticas de ação social, especialmente no contexto das migrações.
Os participantes destacaram a importância da Comunidade de Prática de Ação Social Distrital como fórum de articulação e troca de experiências entre os municípios, especialmente num momento em que a transferência de competências de ação social coloca novos desafios e responsabilidades às autarquias.
A reunião terminou com um agradecimento a todos os participantes, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso do evento. A colaboração e o compromisso contínuo de todos os municípios são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos os cidadãos, independentemente da sua origem, possam encontrar um lugar seguro e acolhedor para viver.
Em suma, a 10ª Reunião da Comunidade de Prática de Ação Social Distrital da Guarda demonstrou o valor das parcerias e da cooperação no enfrentamento dos desafios das migrações, reafirmando o compromisso da região em promover a integração e o bem-estar de todos os seus habitantes. A organização agradeceu a presença e contributo de todos os participantes, reforçando o compromisso conjunto de trabalhar em prol de um distrito mais inclusivo e solidário.