Pensão na hora – Inovar a pensar no cidadão
A aposta nos sistemas de informação é uma realidade na Segurança Social há mais de 20 anos, nasceu com a implementação da solução digital que integrou todos os serviços e que alterou para sempre a forma de nos relacionarmos com o cidadão e a empresa.
O nascimento da plataforma da Segurança Social Direta também constituiu um marco inegável na melhoria da resposta, facilitando o acesso aos serviços e contribuindo para o reforço dos direitos em matéria de segurança social.
Mantendo sempre o foco na modernização e no reforço da sua capacidade de atuação às necessidades de cada momento, a partir de 2015 a estratégia mudou, para além de precursora e incentivadora do uso de canais digitais mais práticos e acessíveis a Segurança Social, procurou com o Simplex, transformar a vida das pessoas!
A pensão na hora é símbolo dessa mudança, é a Pessoa, os seus interesses e as suas necessidades no centro da atuação dos serviços, é uma mudança radical bem conseguida que melhorou substancialmente a resposta ao cidadão neste momento tão importante da sua vida.
Desenhada para garantir rapidez nas pensões, já chega a mais de 70% das pensões que são decididas, tendo permitido reduzir o tempo médio de atribuição da pensão de velhice para 22 dias . Entre janeiro e outubro de 2023, foram concedidas perto de 40 mil pensões de velhice através do mecanismo Pensão na Hora.
Este serviço disponível na Segurança Social Direta desde o início de 2021, permite a aprovação automática do pedido online da pensão de velhice, no prazo máximo de 24 horas, sendo que informa também relativamente à data de início do pagamento.
Nos casos em que o cidadão cumpre os requisitos de acesso à pensão provisória (cumprimento da idade legal de acesso e prazo de garantia), o processo é automaticamente deferido num prazo máximo de 24 horas.
O pedido de pensão através da Segurança Social Direta e a prévia confirmação dos períodos de exercício de atividade profissional pelo cidadão, pela mesma plataforma, potenciam a atribuição da pensão na hora e contribuem decisivamente para uma resposta imediata.
Para garantir que ninguém fica para trás, a pensão na hora também é uma realidade para os pedidos entregues pelos outros canais.
Alinhada com o Plano de Recuperação e Resiliência, a Medida da Pensão na hora, quer abranger ainda mais requerentes de pensão num esforço permanente de aproximar os serviços do cidadão e de corresponder às suas necessidades. O objetivo é chegar a 90% de pedidos com deferimento automático.
Sempre com o foco em tornar mais fácil a vida das Pessoas, das Famílias e das Empresas, em aumentar a qualidade dos serviços, a Segurança Social através do seu plano de transição digital visa simplificar, antecipar, personalizar, inovando a pensar no cidadão!