Abono de Família Automático – uma referência em inovação no setor público
Reconhecimento pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
O Abono de Família Automático foi reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como uma referência em inovação no setor público.
O Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI) da OCDE divulgou, em dezembro de 2024, o relatório "Global Trends in Government Innovation 2024 - Fostering Human-Centred Public Services”, respeitante às tendências globais de inovação, onde destaca iniciativas já implementadas pela Administração Pública para tornar o serviço público mais eficiente e melhorar o relacionamento com cidadãos e empresas.
Este relatório de políticas públicas, que é o resultado da análise de quase 800 casos de estudo de inovação em serviços públicos de 83 países, contou com os contributos de várias entidades, entre as quais o Instituto da Segurança Social, I.P.
No relatório é referenciado o caso de estudo português “Abono de família automático – automated social benefits in Portugal” como um exemplo de inovação e proatividade
O relatório refere que a atribuição automática do Abono de Família reduziu significativamente o tempo de espera para esta prestação, diminuindo o período de processamento de 30 dias para apenas 2 dias. Desde a implementação deste procedimento simplificado, 22.500 famílias foram beneficiadas.
Saiba mais em Atribuição Automática de Abono de Família.
Veja o vídeo.