Projeto EESSI
Regista aumento significativo de documentos trocados
O projeto EESSI - Electronic Exchange of Social Security Information, pretende ligar toda a informação no âmbito da segurança social entre países de forma exclusivamente eletrónica, sendo o Instituto de Informática o organismo que assegura, para Portugal, o Ponto de Acesso do projeto EESSI, responsável pelo encaminhamento dos documentos eletrónicos (SEDs) entre instituições de diferentes Estados membros, através de um nó central na Comissão Europeia e dos pontos de acesso nacionais em cada um dos restantes Estados membros.
Este projeto, que visa a desmaterialização da informação e troca da mesma entre Estados de uma forma célere e eficaz, tem já uma dimensão significativa. Em 2022 foram trocados 1.020.034 documentos eletrónicos estruturados (structured electronic documents - SED), o que corresponde a um aumento de 167% face às trocas registadas no ano anterior (382.482).
A utilização deste sistema está ainda fortemente ancorada no Instituto da Segurança Social, responsável por 90,2% das trocas registadas, mas conta já com a participação de outros organismos, como os da área da Saúde ou do Emprego, tanto no Continente como a nível das Regiões Autónomas.