Instrumentos de Gestão
O que é O que é
A Direção-Geral da Segurança Social prossegue uma gestão assente em instrumentos e programas de gestão que suportam uma atuação eficiente e eficaz nas diversas áreas de atividade em que esta instituição está envolvida.
Quadro de avaliação e responsabilização Quadro de avaliação e responsabilização
O quadro de avaliação e responsabilização (QUAR) é um quadro referencial sobre a razão de ser da existência dos organismos (missão), dos seus propósitos de ação (objetivos estratégicos), da aferição da sua concretização e da explicitação sumária dos desvios apurados no fim do ciclo de gestão.
A avaliação de desempenho de cada serviço assenta nos resultados apresentados pelo QUAR, no âmbito do sistema de planeamento e do ciclo de gestão na Administração Pública.
QUAR - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014
Plano de Atividades Plano de Atividades
O plano de atividades deve discriminar os objetivos a atingir, os programas a realizar e os recursos a utilizar pelo organismo.
Deve respeitar o esquema tipo previsto em diploma legal, constituído por três capítulos: nota introdutória, objetivos e estratégias e atividades previstas e recursos.
Plano de Atividades - 2022 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014
Relatório de atividades Relatório de atividades
O relatório de atividades deve discriminar os objetivos atingidos, o grau de realização dos programas e os recursos utilizados.
Deve respeitar o esquema tipo previsto em diploma legal, constituído por três capítulos: nota introdutória, atividades desenvolvidas e recursos humanos e avaliação final.
Relatório de atividades - 2020 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014
Relatório de autoavaliação Relatório de autoavaliação
A avaliação dos serviços efetua-se através de autoavaliação, sendo realizada anualmente em articulação com o ciclo de gestão.
A autoavaliação materializa-se na elaboração de um relatório, o qual deve ser acompanhado do balanço social e do relatório de atividades do ano em referência.
O relatório de autoavaliação deve conter a seguinte informação:
- Análise dos resultados alcançados e dos desvios verificados de acordo com o quadro de avaliação e responsabilização do serviço (QUAR)
- Apreciação, por parte dos utilizadores, da quantidade e qualidade dos serviços prestados, com especial relevo quando se trate de unidades prestadoras de serviços a utilizadores externos
- Avaliação do sistema de controlo interno (SCI)
- Análise das causas de incumprimento de ações ou projetos não executados ou com resultados insuficientes
- Desenvolvimento de medidas para um reforço positivo do desempenho
- Comparação com o desempenho de serviços idênticos, no plano nacional e internacional, que possam constituir padrão de comparação
- Audição de dirigentes intermédios e demais trabalhadores na autoavaliação dos serviços
- Atividades desenvolvidas, previstas e não previstas no plano, com indicação dos resultados alcançados.
Balanço Social Balanço Social
Elaborado anualmente, trata-se de um instrumento de Planeamento e de Gestão dos Recursos Humanos que consubstancia um conjunto de informação diversificada, permitindo conhecer o perfil organizacional e a sua evolução nos mais variados aspetos, tais como o número de trabalhadores, a estrutura etária, as habilitações, a relação jurídica de emprego, a assiduidade, a higiene e segurança, a formação profissional ocorrida e correspondentes custos, os encargos financeiros que suportaram as despesas com o pessoal e as relações profissionais.
Balanço Social - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014