Gestão por objetivos
Balanced Scorecard Balanced Scorecard
O IGFSS adotou a metodologia Balanced Scorecard (BSC) enquanto sistema de monitorização da performance, sistema de comunicação e sistema de gestão estratégica, pois permite a avaliação do desempenho organizacional, a clarificação e comunicação da estratégia, missão e visão da organização a todos os colaboradores e, desta forma, o alinhamento estratégico institucional.
Estratégia e objetivos Estratégia e objetivos
O plano estratégico reflete a estratégia de médio prazo do IGFSS, documento onde são confirmados a missão, os valores corporativos e os compromissos da política da qualidade, bem como são apresentadas a visão institucional e as orientações estratégicas a prosseguir no triénio. Estão também definidos os principais objetivos a alcançar, perfeitamente quantificados, através da apresentação do mapa da estratégia corporativa para o triénio.
O plano estratégico constitui, desta forma, a base para a definição anual do Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) e dos mapas da estratégia dos processos, garantindo a tradução da estratégia organizacional em objetivos de curto prazo (plano de atividades).
Os mapas da estratégia dos processos contêm para cada objetivo os respetivos indicadores e metas, finais e intercalares, que permitem efetuar a monitorização mensal da performance institucional.
O sistema Balanced Scorecard (BSC) permite monitorizar on-line e com exatidão os resultados alcançados, fomenta a responsabilização e incentiva uma atitude dinâmica permanente por parte dos dirigentes e colaboradores, garantindo de um modo eficaz a pilotagem estratégica nas reuniões do conselho da qualidade.
O IGFSS assume a execução estratégica como uma competência central, gerindo a performance num processo em que a estratégia está no centro: Strategy Focused Organization.
Consulte os planos de atividades anuais e estratégico em Documentação Relacionada > Institucionais, associada a esta página.
Quadro de avaliação e de responsabilização Quadro de avaliação e de responsabilização
O SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) visa contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço da Administração Pública, para a coerência e harmonia da ação dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores e para a promoção da sua motivação profissional e desenvolvimento de competências.
A avaliação do desempenho de cada serviço, no âmbito do SIADAP 1 – Subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública – assenta no QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização).
Anualmente, o IGFSS apresenta os resultados do QUAR no relatório de autoavaliação que é parte integrante do relatório de atividades.
Consulte o QUAR e o relatório de atividades do IGFSS em Documentação Relacionada > Institucionais, associada a esta página.
Benchmark externo Benchmark externo
O IGFSS tem como visão ser um instituto líder na qualidade do serviço público, tendo para isso adotado ferramentas de gestão flexíveis e inovadoras com o objetivo de fornecer serviços mais orientados para a satisfação das necessidades dos seus clientes.
É neste contexto que o IGFSS compara os seus resultados com os de outros organismos públicos (benchmark externo) e, dessa forma, avalia o seu desempenho e posicionamento em diversos indicadores, sempre com vista à adoção das melhores práticas de gestão.
A comparação dos resultados dos principais indicadores de gestão do IGFSS é efetuada com os de outras entidades em que tal é comparável e/ou existem dados disponíveis, nomeadamente, com os principais organismos da Segurança Social, outras entidades da Administração Pública que exercem funções similares, Sector Público Empresarial e, ainda, com referenciais de excelência.
Consulte o tableau de board do IGFSS em Documentação Relacionada > Institucionais, associada a esta página.
Plano de gestão de riscos Plano de gestão de riscos
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social disponibiliza o plano de prevenção dos riscos de corrupção e infrações conexas, em cumprimento da Recomendação n.º 1/2010, de 7 de abril, do Conselho de Prevenção da Corrupção.
Consulte o plano do IGFSS em Documentação Relacionada > Institucionais, associada a esta página.
Programa de cumprimento normativo Programa de cumprimento normativo
No âmbito da Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, em 2021 o Governo publicou dois diplomas legais, em concreto, o Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro (“Regime Geral da Prevenção de Corrupção”), e a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro (“Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações”).
O Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e aprovou, em anexo, o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).
O RGPC estabelece uma série de princípios, normas, aos quais, de acordo com o n.º 2 do artigo 2º, se aplica aos serviços e às pessoas coletivas da administração direta e indireta do Estado, que empreguem 50 ou mais trabalhadores, ao qual o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) integra.
Mais prevê o RGPC no artigo 5.º, a adoção e implementação no Programa de Cumprimento Normativo (PCN).
Responsável pelo Cumprimento Normativo:
Vice-Presidente, Dr. Nuno Santos, por deliberação de 27/10/2022, do Conselho Diretivo do IGFSS.
Documentação: