Registo e alteração de IBAN tem novos procedimentos
Segurança Social Direta
A Segurança Social reativou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta, após a suspensão temporária do serviço.
Para garantir maior proteção e segurança aos beneficiários, a Segurança Social implementou novas soluções que reforçam a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN. O objetivo é assegurar que o titular da conta bancária esteja corretamente vinculado aos dados inseridos na plataforma.
Confira se o IBAN registado corresponde ao pretendido, neste caso, não será necessário realizar qualquer intervenção.
A partir de agora, pode voltar a registar ou alterar o IBAN na Segurança Social Direta, da seguinte forma:
- Aceda ao Menu Perfil > Conta Bancária
- Registe o IBAN em Conta Bancária
- Insira o comprovativo de titularidade da conta bancária
- Aguarde a validação do IBAN pelos serviços competentes
O IBAN não ficará imediatamente válido. O titular será notificado na área "Mensagens" da Segurança Social Direta após validação do processo por parte dos serviços da Segurança Social. É enviado um alerta por SMS e por e-mail quando esta notificação de validação for feita.
Esta medida, ainda como solução provisória, enquanto não está disponível solução de conferência da titularidade da conta, reforça o compromisso da Segurança Social em assegurar um ambiente digital seguro e confiável para todos os beneficiários.